Blog

Mantras: um som lindo para acalmar a vida

28 de agosto de 2020

Ouvir mantras é uma maneira super agradável de dar uma acalmada na nossa vida corrida e na ansiedade que, muitas vezes, toma conta do nosso dia. Os meios digitais, os tiques em uma mensagem recebida ou lida e essa pseudo obrigação de retornar as pessoas na hora em que nos acionam tem nos colocado, muitas vezes, em momentos tensos e com pouco foco.

A palavra mantra vem do sânscrito: manas, mente; traya, controle ou instrumento. Em uma definição simples, pode ser descrita como algo que controla ou protege a nossa mente. E vamos combinar que precisamos muito disso atualmente, já que estamos seguidamente sendo acionados por uma notificação e deixando que a nossa atenção, que estava em uma tarefa, seja rapidamente desviada. E muitas vezes por dia.

Há afirmações de que não é preciso entender o que está sendo dito para sentir os benefícios de ouvir mantras. Para escrever este post, fiz um teste. Hoje e ontem, sempre que momentos que provocam ansiedade ou falta de foco apareceram, coloquei um mantra para tocar, respirei e me deixei levar. A sensação de calma veio.

Estamos tratando deste assunto para entrar com um pouco mais de profundidade na sonoridade de um dos selecionados para a Mostra Tum Tum 8, o grupo Triuna Mantra. Cinthia Pretz, uma das integrantes, diz que eles foram escolhidos por essa sonoridade e não a escolheram: “Todos nós ouvíamos, só faltava nos juntarmos. Quando eu ouço um mantra que eu ouvia com 15 anos, eu chego a lembrar do que eu estava fazendo naquele momento e do que eu sentia em relação àquele mantra. O mantra vibra dessa forma, nos relembrando do nosso melhor potencial”.

No clima dessa declaração tão linda, convidamos você a ouvir mantras indicados pelo Triuna. É só clicar aqui embaixo para cair direto no spotify.

Ravi Shankar       Damaru

Voltar